Nem tudo que é fit é saudável: especialista alerta para cuidados ao escolher alimentos

Tania Rodrigues, presidente da ABNE, diz que ainda há confusão causada no mercado fitness e destaca a importância da rotulagem nos alimentos

São Paulo, abril de 2024 – O setor de alimentos saudáveis cresceu 33% entre 2015 e 2020 e, segundo dados da Euromonitor International, a expectativa é que o segmento, que faturou mais de R$ 100 bilhões em 2020, cresça mais 27% até 2025. Mesmo com a maior conscientização das pessoas sobre a importância de mudar os hábitos alimentares, muitos ainda se confundem na hora de escolher a melhor alternativa.

“O primeiro passo é ter entendimento sobre a percepção do consumidor sobre esse tipo de alimento. Às vezes ele acha saudável, mas nem sempre aquela alternativa tem relevância na saúde. Precisamos olhar para os nutrientes e substâncias que estão presentes. Algo que pode ser saudável para uns, pode fazer muito mal ao público que não pode comer com lactose, por exemplo”, explica Tania Rodrigues, presidente da ABNE – Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

Esse debate se intensificou após a pandemia de Covid-19, quando 47% dos brasileiros começaram a tomar consciência sobre a necessidade de adotar novos hábitos alimentares. A 6ª edição da BTFF – Brasil Trading Fitness Fair – trará esse debate mais uma vez para ressaltar a importância dessa conscientização. O evento acontece entre os  dias 22 e 24 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, e  é organizado pelo IEG Brasil, subsidiária do Italian Exhibition Group, com o apoio das principais associações do setor, entre elas a ABNE.

“O importante é ver a entrega de nutrientes. Na indústria ainda há um apelo de ajudar a emagrecer, melhorar a digestão. Por isso, acho que ainda há muita confusão. Pessoas passam a ingerir alimentos que são classificados como fitness, mas que tem óleo de coco e pasta de amendoim, por exemplo. O ‘fit’ acaba sendo muito mais calórico pela percepção equivocada do consumidor”, completa a especialista.

Rodrigues explica que a nutrição esportiva é voltada para o rendimento esportivo. “Os suplementos dão mais energia. Então, pensamos em mais carboidratos (em gel, balinhas,) na sensação de estímulo com cafeína. Para o rendimento é bom, pois a busca é por ser mais rápido, mais forte. A categoria bem-estar pode ser tudo: fibras, vitaminas, minerais, alimentos com poucos ingredientes, mas que sejam práticos para lanches intermediários. O bem-estar até coloca a nutrição esportiva dentro, mas é muito mais ampla”, ponderou.

Toda alimentação influencia no bem-estar de qualquer indivíduo. Já a quantidade ideal e equilibrada, para manter qualidade de vitaminas e minerais, varia de acordo com o esporte que é praticado. “Acredita-se que o bom atleta será melhor sucedido se obtiver uma alimentação adequada, com alimentos que possam entregar as formas ideais para a modalidade dele. Vitaminas, minerais e uma boa hidratação são fundamentais. Poucos alimentos processados e uma composição de pratos adequada também auxiliam”, reforça a presidente da ABNE.

Mudança na rotulagem

Desde o último dia 9 de outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), implementou mudanças nas embalagens dos alimentos, com mudanças na tabela de informação nutricional e alertas, na parte frontal da embalagem, sobre alguns nutrientes.

“A mudança, que deveria facilitar as informações é mal colocada, os consumidores nem sabem o que estão vendo. Às vezes, a gente tem esse problema de querer colocar informações corretas de ter rotulagem, mas isso assusta. Não podemos partir do princípio de que todos sabem o que seria pouco sódio ou muita gordura. Sem dúvidas, é um grande desafio”, avaliou Rodrigues.

Atrações do mercado

A FTW Suplementos é uma das empresas confirmadas na edição de 2024 da BTFF. A empresa, que aumentou seu faturamento em 35% em 2023 e projeta um crescimento de 60% neste ano, irá apresentar uma régua de produtos novos e lançamentos na feira.

“Também teremos muita interatividade em nosso estande, mas isso é uma surpresa. Queremos criar altas expectativas para superá-las em novembro. Viremos com força total. Estamos felizes com nosso resultado e por isso participamos de mais uma edição do evento. No final do ano, pré-verão, intensificamos as campanhas de marketing e mostramos o que esperamos para temporada”, conta Rodolfo Mariz, speaker da marca.

A reformulação no produto e a criação de novas embalagens, novos sabores de whey protein e um novo produto de pré-treino são alguns dos itens que serão apresentados durante o evento. “Vamos dar uma mudada na nossa cara”, completa.

Segundo ele, a BTFF é uma feira extremamente importante para a companhia e para todo o segmento, de uma forma geral. “Os grandes eventos fazem parte do cronograma da FTW. A BTFF possui repercussão nacional, então é muito importante participar disso. Ela fomenta a chegada de novos atletas, o que sempre buscamos. Participar ainda nos ajuda a aumentar o vínculo com o consumidor final. Os novos praticantes buscam a melhora física através do treinamento e também da suplementação. Hoje em dia, é mais comum entender a importância dela, especialmente depois da pandemia, com o boom dos digitais influences, das academias e o maior investimento das empresas”, finaliza Mariz.

Serviço:
Brasil Trading Fitness Fair (BTFF)

Promoção/Realização: IEG Brasil

Data: 22 a 24 de novembro

Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Mais informações: https://btff.com.br/

Sobre o IEG

Em 2022, o IEG – Italian Exhibition Group,  um dos principais organizadores de feiras e congressos da Europa, iniciou as operações no Brasil com o objetivo de expandir sua atuação no país com o grupo IEG Brasil. Atualmente, onze feiras integram o portfólio da empresa voltadas aos segmentos de fitness, saúde, bem-estar, esquadrias, tratamento de superfície, geotecnologia, drones, espacial, facilities e construção: BTFF – Brasil Trading Fitness Fair, Fesqua, Fesqua Vetro, Ebrats, Feipat, DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR e e-VTOL,  Expo InfraFM e SCB-Br.

 

O IEG – Italian Exhibition Group, listado na Bolsa de Milão, se consolidou como líder na organização de feiras de negócios e congressos na Itália e é conhecido por sua atuação em seis categorias: Alimentos & Bebidas; Joalheria & Moda; Bem-Estar, Esporte & Lazer; Turismo & Hospitalidade; Lifestyle & Inovação; Ambiente & Tecnologia. Hoje, o grupo é responsável pela organização de mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos.  Nos últimos anos, deu início a um processo de expansão no exterior, com aquisições e parcerias estratégicas em países como Estados Unidos, Emirados Árabes, China e Brasil.  Em 2023, a empresa faturou € 212.4 milhões, valor 32% maior que o ano anterior, com EBITDA de € 49.5 milhões. Mais informações em: www.iegexpo.it/

 

Informações para a Imprensa

2PRÓ Comunicação

Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br

Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br

11-3030-9463 | 9404 | 99228-7836.

Fale conosco

® IEG BRASIL 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por F1tec Solutions

plugins premium WordPress