São Paulo, novembro de 2024 – A BTFF 2024 trouxe uma tendência que está movimentando o mercado de alimentação saudável: produtos icônicos do supermercado estão sendo reinventados para atender ao público que busca uma alimentação mais saudável. Itens como Nesquik, Toddy, refrigerantes de cola e até drinks de balada surgiram em versões enriquecidas com whey protein, creatina e outros ingredientes funcionais.
Entre os lançamentos, destacam-se o Wheysquik, reinvenção do clássico Nesquik, agora com whey protein para suplementação proteíca; Itts Sero Energy + Creatina, drink que combina energia e performance, com 3g de creatina por porção; e o V9 Pump Cola, pré-treino com sabor de refrigerante de cola, disponível em edição limitada.
Essas inovações refletem uma demanda crescente por equilíbrio entre saúde e indulgência, como apontado pelo relatório da Mintel (2024), que revelou que 87% dos brasileiros buscam opções que conciliem prazer e funcionalidade nas dietas.
Durante as palestras que ocorreram no evento, Bruno Busquet, presidente da Brasnutri, reforçou o crescimento do acesso a esses produtos. “Podemos dizer que pela primeira vez no mundo se consumiu mais suplemento nutricional do que fármacos, tudo isso devido a mudança de comportamento do consumidor.
A presença desses lançamentos na BTFF 2024 evidencia a convergência entre tradição e saúde, mostrando como marcas fitness estão se conectando com consumidores cada vez mais conscientes.
Rodadas de Negócios da BTFF registra 104 reuniões
As Rodadas de Negócios realizadas no primeiro dia da BTFF 2024 registraram a participação de 31 expositores e 11 compradores. Foram 104 reuniões no total, que mobilizaram compradores de Goiás, Ceará, Paraná e São Paulo, capital e interior do estado.
Nomes de peso do varejo circularam pelo espaço reservado às rodadas interessados em fazer negócios com os expositores da BTFF. Entre eles Mundo Verde, Supermercado Moranguinho, rede do Nordeste com 16 lojas, Supermercado Paraná, e República da Saúde, de Goiás, grupo que reúne restaurantes, empórios e body shops.
O valor final das transações será consolidado até amanhã.
Mesas BTFF destacam a importância da ciência e informação como base para tendências de mercado
Mais uma vez, a BTFF (Brasil Trading Fitness Fair) foi palco para discussão e atualização do mercado de fitness, nutrição esportiva e suplementação no Brasil. Durante um dia intenso de palestras e exposições na Arena Trends, a importância da informação como base para o crescimento e diferenciação do setor foi amplamente debatida.
Dentre os principais temas abordados no debate “Decifrando o mercado brasileiro de suplementação nutricional”, destacou-se o papel essencial do nutricionista como influenciador e seu elo entre o consumidor final, a indústria e o varejo. Em um mercado cada vez mais diversificado, compreender a origem e a qualidade dos produtos é fundamental para a segurança e credibilidade dos profissionais e das marcas. “Nutricionista é o profissional do futuro. Vocês podem salvar a humanidade, porque o sistema de saúde no mundo está em colapso”, ressaltou Nemécio Rogerio Peres, CEO da Vitafor.
“Representamos 70% do setor em volume de vendas de produtos de suplementação no Brasil, e sabemos que o varejo precisa estar cada vez mais envolvido na distribuição de conhecimento para que o mercado continue a crescer de forma sustentável”, destacou Bruno Busquet, presidente da BRASNUTRI.
Abordando também o papel da indústria e do varejo, a ocasião também trouxe questões referentes a como escolher as marcas que serão vendidas para o seu cliente, além do crescimento do e-commerce, que impacta diretamente no fato do cliente saber exatamente de onde está vindo o seu produto. “O mundo físico e digital vão caminhar juntos, isso já é uma realidade, mas é importante que se tenha critérios na hora de comprar. Isso porque quando falamos de suplementos é preciso entender como eles são armazenados. Dependendo deste cuidado, o consumidor pode receber um produto com qualidade nutricional zero ou 100% conservado”, disse Marcelo Quinn, CEO da Quality Nutrition.
O presidente da BRASNUTRI também defende a consulta ao profissional da saúde na hora da compra de um produto e não apenas pesquisas na internet ou lançamentos da moda. “Saúde se faz com ciência e não com opinião”. O mesmo ponto de vista é compartilhado por Renato Passere, CEO da CRN Group. “É muito importante consultar o profissional de saúde em vez de pesquisar na internet, onde muitas vezes se cultua apenas o corpo e não a saúde.”
Já durante o debate “Novas tendências de alimentos e bebidas para na nutrição esportiva”, promovida pela ABNE – Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, Tânia Rodrigues, presidente da entidade, aproveitou o espaço para reforçar a importância de estar em um ambiente como a BTFF para interagir diretamente com os nutricionistas. “Queríamos mostrar a importância da orientação nutricional correta e criar um ponto de encontro entre profissionais da área. Não se trata apenas de suplementos, mas de desenvolver conexões que beneficiem todo o ecossistema”.
Importância da orientação nutricional e novidades em alimentos e bebidas são temas do painel da ABNE
Durante a palestra “Novas tendências de alimentos e bebidas para na nutrição esportiva”, promovida pela ABNE – Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, Tânia Rodrigues, presidente da entidade, aproveitou o espaço para reforçar a importância de estar em um ambiente como a BTFF para interagir diretamente com os nutricionistas. “Queríamos mostrar a importância da orientação nutricional correta e criar um ponto de encontro entre profissionais da área. Não se trata apenas de suplementos, mas de desenvolver conexões que beneficiem todo o ecossistema”.
O painel da ABNE tratou ainda das novas tendências de alimentos e bebidas, destacou o crescimento do uso de proteínas animais e vegetais, e as diferentes aplicações de proteínas em snacks e bebidas. A relevância de alimentos naturais e probióticos e a conscientização sobre hidratação, especialmente em um contexto de mudanças climáticas, também foram temas abordados.
Entre as inovações apresentadas, o uso da beterraba como fonte para efeito vasodilatador, atribuído ao nitrato, que é um precursor do óxido nítrico, promovendo uma melhora na eficiência mitocondrial das células musculares, especialmente em práticas aeróbicas.
Na plateia, Ingrid Alessandra, nutricionista, aprovou o que assistiu. “Eu gostei bastante de como eles trataram a suplementação alimentar. Essas informações agregaram demais para mim como profissional, porque eu consigo agora passar também para o meu paciente. Os estandes do evento também estão legais, têm bastante coisa boa para aproveitar tanto de produto como de conteúdo, afirmou a visitante da BTFF.
“Vim ao evento buscar informação, conhecer produtos e marcas diferentes. Como nutricionista, procuro sempre novidades para indicar e prescrever. Foi o que de fato encontrei”, disse a nutricionista Eduarda Sarrion.
A programação da Arena Trends segue até o dia 24, último dia da BTFF 2024. Confira
Serviço:
Brasil Trading Fitness Fair (BTFF)
Promoção/Realização: IEG Brasil
Data: 22 a 24 de novembro
Horário: das 10h às 20h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Mais informações: https://btff.com.br/
Sobre o IEG
Em 2022, o IEG – Italian Exhibition Group, um dos principais organizadores de feiras e congressos da Europa, iniciou as operações no Brasil com o objetivo de expandir sua atuação no país com o grupo IEG Brasil. Atualmente, onze feiras integram o portfólio da empresa voltadas aos segmentos de fitness, saúde, bem-estar, esquadrias, tratamento de superfície, geotecnologia, drones, espacial, facilities e construção: BTFF – Brasil Trading Fitness Fair, Fesqua, Fesqua Vetro, Ebrats, Feipat, DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR, e-VTOL, Expo InfraFM e SCB-Br.
O IEG – Italian Exhibition Group, listado na Bolsa de Milão, se consolidou como líder na organização de feiras de negócios e congressos na Itália e é conhecido por sua atuação em seis categorias: Alimentos & Bebidas; Joalheria & Moda; Bem-Estar, Esporte & Lazer; Turismo & Hospitalidade; Lifestyle & Inovação; Ambiente & Tecnologia. Hoje, o grupo é responsável pela organização de mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos. Nos últimos anos, deu início a um processo de expansão no exterior, com aquisições e parcerias estratégicas em países como Estados Unidos, Emirados Árabes, China e Brasil. Em 2023, a empresa faturou € 212.4 milhões, valor 32% maior que o ano anterior, com EBITDA de € 49.5 milhões. Mais informações em: www.iegexpo.it/
Informações para a Imprensa
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
11-3030-9463 | 9404 | 99228-7836.